terça-feira, 8 de março de 2011

ANDREIA ou ANDRÉIA? BANCO PANAMERICANO OU BANCO PAN-AMERICANO?

Levando em conta a primeira letra da palavra "banco", diga, em cada frase, se há erro ou acerto em relação ao emprego da inicial (se maiúscula ou minúscula).

a) O Banco do Brasil é um banco com mais de duzentos anos de existência.
b) O banco PanAmericano* pertence a Sílvio Santos.
c) O Banco Bradesco fez uma famosa parceria com as Casas Bahia, em 2004.

* Embora seja oficialmente escrita assim, pelo novo Acordo o correto seria Pan-Americano. A Base XXI do Acordo abriu uma ressalva para a assinatura de nomes próprios e a grafia de firmas comerciais, as quais podem continuar como eram assinaladas antes da convenção.

Assim, é aceito manter a escrita PanAmericano como é lícito colocar acento agudo, por exemplo, em Andréia, mesmo sabendo que em palavras paroxítonas não se acentua mais o grupo vocálico ei.

RESPOSTA: Para que a letra "b" de "banco" seja maiúscula, a frase deve ser iniciada com a referida palavra ou quando esta fizer parte do registro oficial da empresa/sociedade de economia mista, como acontece em "Banco do Brasil".

Em "PanAmericano", por exemplo, a palavra "banco" (que o antecede) não deverá ter a inicial maiúscula pois o registro é somente "PanAmericano" e não "Banco PanAmericano".

O mesmo vale para os demais bancos. Não confundir, aqui, com a regra que afirma que nomes de instituições devem ter a inicial maiúscula, pois, no caso de "PanAmericano", embora seja uma instituição bancária, a palavra "banco" não integra o nome da instituição. Assim, a última opção é a que apresenta erro, pois o correto seria "O banco Bradesco fez uma famosa parceria com as Casas Bahia, em 2004".

.

Um comentário: